Projetos e Design de Interiores

 

 

A CM Projetos e Design promove intervenção nos espaços utilizados pelas pessoas, seja nas residências ou no ambiente de trabalho. Esta intervenção no espaço interno e/ou externo procura unir estética e funcionalidade, sempre com a preocupação de espelhar o modo de vida do cliente.  

 

Os projetos da CM Projetos e Design apresentam propostas de acabamentos, distribuição e localização de pontos elétricos e hidráulicos, iluminação, desenho de portas e divisões internas de closets e armários de cozinha, desenho de mobiliário e peças especiais, detalhamento de forros e pisos, escolha de tecidos, revestimentos e mobiliário. 

 

Existe a possibilidade de execução de um projeto completo para uma residência, apenas um ambiente ou um único móvel. Em qualquer das alternativas o objetivo é unir o que se apresenta no mercado com o gosto do cliente e seu orçamento. 

 

A dinâmica de elaboração de um projeto tem as seguintes fases:

Reunião Inicial para conhecer o cliente, seu estilo de vida e preferências de maneira a executar um projeto que imprima personalidade ao ambiente, seja residencal, comercial ou corporativo. Nesta conversa  será traçado um perfil das pessoas que ali residem, seus hábitos e preferências, o que gostam de fazer e como utilizam os espaço. O objetivo é entender o que o cliente está procurado, de maneira que o projeto respeite seu estilo de vida e atenda suas expectativas.

 

Visita ao local para conhecimento dos ambientes a serem projetados e os elementos existentes. Neste momento é efetuada uma medição prévia do espaço, ambientes são fotografados e verificados os possíveis móveis e equipamentos que serão aproveitados no projeto. Reunir o maior número possível de informações e esclarecer eventuais dúvidas são essenciais. Plantas hidráulicas e elétricas já existentes são solicitadas. 

 

O Estudo Preliminar é a fase de concepção do projeto. Consiste em apresentar uma ou mais alternativas de lay out a partir das informações obtidas. São apresentados croquis e planta baixa. Serão elaborados esboços até que se chegue a uma proposta que mais se adeque e agrade o cliente, que vai sugerir alterações e adaptações que julgar necessárias. Após todos os ajustes, o cliente define e aprova o projeto para execução.

 

O Anteprojeto é a etapa de concretização do projeto escolhido pelo cliente. Após a aprovação do lay out, esta fase desenvolve o detalhamento do projeto. São apresentadas a paleta de cores, planta baixa com lay out e sugestão de acabamentos, apresentação 3D.

 

O Projeto Executivo entra na fase de detalhamento final do projeto com elaboração dos orçamentos pelos diversos fornecedores envolvidos. Desenhos técnicos que detalham a execução serão enviados aos responsáveis pela marcenaria, gesso, pintura, etc. São apresentadas perspectivas e plantas baixas com cortes e vistas de todos os ambientes com medidas e detalhes. 

Relaciono abaixo as ferramentas mais utilizadas para apresentação do projeto ao cliente. Muitas pessoas não são familiarizadas com esta linguagem, vale a pena dar uma olhada:

 

 

 

Planta Baixa - mostra o lay out básico proposto com mobiliário e marcenaria sem detalhamento. Representação que mostra a dinâmica e circulação na solução proposta. Veja o exemplo de um quarto de adolescente:

1 planta baixa quarto adolescente.jpg

 

 

 

Cortes ou Elevações - mostra a vista de determinada parede com todos os detalhes de mobiliário e revestimentos. O cliente pode enxergar o ambiente de frente para ter uma avaliação de como ficará depois de pronto. Veja o mesmo quarto de adolescente:

1 QUARTO DE ADOLESCENTE.jpg

 

 

 

 

3 D - ferramenta que possibilita visualizar o ambiente de maneira muito realista. Esta tecnologia permite adicionar texturas, cores, revestimentos, luzes, móveis e objetos ao ambiente.  O cliente tem a chance de ver o espaço de maneira a escolher com mais segurança os materiais e acabamentos dos diversos fornecedores. Veja a sala de estar abaixo:

 

 

1 sala de estar.jpg